Após análise das propostas técnicas e de preço, Secopa realizará a sessão para habilitação do consórcio que obteve melhor pontuação
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo publicou no Diário Oficial do Estado que circula nesta terça-feira (23) o resultado da análise das propostas técnicas e de preço do processo licitatório para contratação de empresa que fará a execução das obras de implantação e pavimentação do contorno Norte da Rodovia BR-163/364 – a primeira etapa do Rodoanel.
A melhor nota foi obtida pelo Consórcio Construtor Agrimat-Atrativa-Exímia, que propôs um orçamento de R$ 137,6 milhões, atingindo 99,700 pontos. A outra participante, a construtora Sanches Tripoloni Ltda, somou 74,147 pontos, com o orçamento previsto em R$ 189,9 milhões.
A próxima fase é a sessão para recebimento e abertura dos documentos do Consórcio Agrimat-Atrativa-Exímia, agendada para esta quarta-feira (24), às 9h, no auditório da Secopa.
A obra do anel viário está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual é autorizado realizar o processo licitatório nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos e a execução das obras.
Nesse primeiro lote, com 11,43 Km de extensão, será realizada a contratação de uma empresa especializada para a prestação de serviços de elaboração de projetos básico, executivo, de desapropriação e licenciamentos ambientais, além da execução das obras de implantação, construção e duplicação de pista dupla com canteiro central, incluindo a edificação de uma ponte e um viaduto. Outros 38,5 quilômetros do Rodoanel serão licitados posteriormente, divididos em dois lotes. O orçamento global previsto é R$ 346 milhões.
OBRA
Resultado de um convênio entre o Governo de Mato Grosso e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a obra consiste na construção de uma ponte de 214,3 metros sobre o rio Cuiabá e de um viaduto de 220m. Inclui ainda a implantação, construção e duplicação da rodovia, localizada no trecho da BR-163/364 (próxima ao Trevo do lagarto – e à av. Antártica), totalizando 11,43 Km de extensão. O prazo de conclusão é de 18 meses, a contar da emissão da ordem de serviço.
O secretário Maurício Guimarães esclarece que, apesar de não ser uma obra para Copa do Mundo, a Secopa está conduzindo o processo licitatório por ter experiência no RDC em razão de obras como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon.
A coordenação da execução das obras do Rodoanel será realizada pela Secretaria Estadual de Pavimentação e Transportes Urbanos (Setpu).
Com a construção do Rodoanel, o tráfego pesado e intenso das rodovias será desviado da região central das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, melhorando a redução do tempo de viagem, de custos de manutenção e operação dos veículos, além de proporcionar condições satisfatórias à segurança dos motoristas e pedestres.
Fonte: Reporter-MT